Tribunal indefere recurso<br>de Assange

O tri­bunal su­pe­rior bri­tâ­nico re­cusou, dia 2, o re­curso do fun­dador do Wi­ki­Leaks, Ju­lian As­sange, contra o pe­dido de ex­tra­dição das au­to­ri­dades su­ecas aceite pelo tri­bunal de pri­meira ins­tância.

O aus­tra­liano de 40 anos, que está sob prisão do­mi­ci­liária desde De­zembro de 2010, es­pera a de­cisão sobre o re­curso apre­sen­tado ao Tri­bunal Su­premo. Em caso de in­de­fe­ri­mento ou de pa­recer ne­ga­tivo, As­sangue po­derá ser en­tregue às au­to­ri­dades su­ecas, que o acusam de crimes se­xuais.

As acu­sa­ções sur­giram ime­di­a­ta­mente após os Es­tados Unidos con­si­de­rarem que os ma­te­riais di­fun­didos pelo Wi­ki­Leaks pu­nham em causa a se­gu­rança do país. Desde então vá­rias en­ti­dades fi­nan­ceiras blo­que­aram os do­na­tivos ao site, pri­vando-o de meios fi­nan­ceiros e obri­gando-o assim a sus­pender a di­vul­gação de do­cu­mentos clas­si­fi­cados.



Mais artigos de: Breves Europa

<i>ING</i> despede<br> apesar dos lucros

O grupo ING, a maior companhia de serviços financeiros da Holanda, anunciou, dia 3, um acentuado aumento dos lucros, no terceiro trimestre do ano, para 1692 milhões de euros, isto é, sete vezes mais que em igual período de 2010, quando lucrou 239 milhões de euros. Não obstante os...

Italianos insatisfeitos<br>com governo

A popularidade do governo italiano e do seu primeiro-ministro continua a cair, segundo uma recente sondagem realizada pelo instituto IPR Marketing, para o jornal Repubblica (02.11). Berlusconi atingiu o novo mínimo de 22 por cento afirmam ter «muita» ou «bastante» confiança no chefe...